zen-budismo-wabi-sabi2 O modo como os japoneses se relacionam com o cotidiano é singular e os tornam especiais em muitos aspectos. Um exemplo disto é o conceito de Wabi-Sabi. Se perguntarmos a um japonês o que significa o termo, provavelmente haverá um silêncio longo e reflexivo pois, em realidade, qualquer explicação para descrevê-lo estará aquém do seu profundo significado. Wabi-Sabi, para ser compeendido, deve se posto em prática. Ainda assim, correremos o risco de tentar explicá-lo.

Wabi Sabi tem origem no Zen Budismo e baseia-se em três pilares:

“Nada é permanente; Nada é completamente acabado; Nada é perfeito”

Em outras palavras, vida e tempo são transitórios. Tudo tem um ciclo natural de princípio, meio e fim. E assim a vida transcende a superficialidade.

Com base nestes princípios, compreende-se que há beleza em tudo: em cada pessoa, em cada momento e em cada objeto independente dos desgastes proveniente de seu uso. Poderiamos ir ainda além, dizendo que quanto mais desgastado pelo bom uso um objeto, um local ou uma pessoa forem, mais bonitos se tornam, pois incorporam em si a própria trajetória, sua história individual.

Afinal, são as nossas rugas que permitem que saibamos quantas vezes sorrimos e quantas choramos. Como também são as rachaduras na casca da árvore que nos permite saber que ela é madura e saudável ao ponto de abrigar seu próprio ecossistema e mantê-lo protegido.

Khrishnamurti dizia que nossas almas são feitas do mesmo tipo de papel: o que nos torna únicos, são os vincos que nossas experiências individuais irão deixar.

Há um pequeno verso que traduz muito bem o que tentamos explicar. Ele diz assim:

“Tocam os sinos que ainda podem tocar.

Esqueça seu sacrifício perfeito.

Há uma rachadura em tudo.

É como a luz entra.” – Leonard Cohen (Little Zen Companion)

Porém, como para um maior entendimento é preciso contemplar, selecionamos algumas imagens e sugerimos que você possa a partir daqui praticar em sua rotina!

zen-budismo-wabi-sabi3

zen-budismo-wabi-sabi2

shinto-shrine

images

dsc02056